VEJA ABAIXO COMO REALIZAR CORRETAMENTE UM TESTE DE VELOCIDADE

 

Para testar sua velocidade de forma correta e precisa, vamos precisar de um notebook ou computador desktop para isso.

Pois testes realizado através de roteadores sem fio não servem de referência simplesmente por 2 motivos, que seguem abaixo:

1. CONSUMO COMPARTILHADO POR OUTROS DISPOSITIVOS ATRAVÉS DO ROTEADOR SEM FIO E/OU USO PARALELO DA CONEXÃO:
Por exemplo se você tem conectado ao seu roteador o seu notebook e um celular, e por um acaso alguém esteja se utilizando da conexão no celular, e no mesmo instante você resolve testar a sua velocidade pelo notebook, o que acontecerá é que neste notebook o teste não somará tudo o que está sendo consumido em todos os dispositivos que estão conectados no roteador, ele simplesmente vai aferir o que estiver livre da conexão, ou seja, para o teste de velocidade o site efetua o download de um arquivo e o seu roteador não interromperá o download que está sendo feito pelo celular, então o roteador vai tentar fazer um balanceamento da sua velocidade e provavelmente ele irá deixar um pouco para da banda para o download que está sendo realizado no celular e um pouco para o teste de velocidade no site, com isso pode ser que a velocidade aferida, e que será exibida como resultado, não seja a total que você tem contratada.

2. DISTÂNCIA DO ROTEADOR SEM FIO E/OU INTERFERÊNCIA DE OUTROS EQUIPAMENTOS:
Dependendo da distância que uma pessoa estiver do roteador ou tiver equipamentos que podem interferir na velocidade dele e consequentemente da velocidade contratada, fazendo com que a velocidade diminua, vamos supor que uma pessoa tenha um roteador e esteja bem distante dele com vários obstáculo como paredes através dele, deixando você praticamente quase sem sinal do Wi-Fi, esse sinal do roteador poderá dispor de uma conexão abaixo da velocidade que você tem contratada, então o sinal do roteador, que é um equipamento que não faz parte de nosso serviço, estaria influenciando na disponibilidade plena do nosso serviço, e quanto ao modo como é utilizado não podemos garantir a qualidade do nosso sinal.

Então sobre esses fatores e funcionamentos do roteador nós não temos como garantir, e não temos como levar em consideração estes testes pois há fatores, inerentes ao nosso serviço, que podem influenciar diretamente na sua conexão e consequentemente nos resultados dos testes realizados com ele.

Então para realizarmos um teste preciso, é necessário levar também mais 2 pontos em consideração:

1. Ter certeza que somente 1 equipamento, como um notebook ou computador desktop esteja conectado diretamente através do cabo saindo ao nosso modem no caso do sistema por CABO COAXIAL ou FIBRA ÓPTICA ou no caso do sistema via RÁDIO saindo da porta LAN da fonte.

Importante: Caso você seja assinante do sistema via CABO COAXIAL ou FIBRA ÓPTICA e que teve uma liberação exclusiva somente para aquele equipamento como um roteador, no dia da instalação e ativação do serviço e agora queira mudar e conectar o cabo diretamente em seu notebook ou computador desktop, será necessário informar para o provedor o Endereço Físico (MAC) deste notebook ou computador para realizarmos uma nova liberação, sem essa liberação não funciona. Para achar estar informação em seu computador clique aqui.

2. Mesmo ainda tendo somente 1 equipamento conectado ao nosso modem temos que observar e garantir que nenhum outro aplicativo esteja se utilizando da conexão no momento do teste.

Para isso faça o seguinte no seu notebook ou desktop:

» Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas do Windows;

» Escolha a opção "Gerenciador de Tarefas" (A) na imagem;
» Na janela que se abre escolha a guia "Desempenho" (B) na imagem;
» Neste guia clique sobre o gráfico com o nome "Ethernet" (C) na imagem;

Então abaixo do gráfico maior assegure-se de que em "Enviar" e "Receber" esteja mostrando um consumo baixo, algo na casa abaixo dos 100 Kbps de forma a não influenciar tanto no resultado do teste. (D) na imagem.

Caso esteja havendo um consumo alto e quiser saber qual o aplicativo que esteja consumindo a banda, clique logo no rodapé desta janela na opção "Abrir Monitor de Recursos" e na nova janela que se abre escolha a guia "Rede" que você verá em detalhes o consumo de sua conexão relacionada a cada aplicativo em questão. (E) na imagem.

Então assim que garantir que não esteja havendo quase nenhum consumo, podemos enfim dar sequência na realização do teste de velocidade, em seu site de preferência.

 

GARANTIA DE VELOCIDADE

Os novos limites mínimos de velocidade contratada pelos assinantes de bandas largas fixa pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários.

Em outras palavras, na contratação de um plano de 5 Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 4 Mbps.

A velocidade instantânea - aquela aferida pontualmente em uma medição - deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 2 Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 80%.

Fonte:
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=35544